Cerca de 500 das maiores empresas estadunidenses — e até o seu governo — possuem departamentos dedicados ao monitoramento de cada passo da concorrência. Mesmo que muitos desses métodos de “espionagem” não sejam indicados, essa é uma forma de lidar com a imprevisibilidades, antecipar surpresas e mensurar os fatores que interferem no sucesso de um negócio. E isto não apenas no âmbito nacional.
Essa estratégia é conhecida como inteligência competitiva. Sua ação consiste em captar informações relevantes sobre a concorrência, os clientes, os fornecedores e o mercado como um todo, não apenas para reagir diante de imprevistos, mas para antecipar tendências, moldar um modelo de negócios sustentável e criar estratégias que impulsionem o crescimento.
Neste post vamos falar um pouco mais sobre a inteligência competitiva e por que a sua empresa precisa adotar essa estratégia. Confira!
As organizações precisam coletar todas as informações do mercado de maneira inteligente, não apenas para entender o comportamento do seu cliente, mas, principalmente, para reduzir custos.
Pode não parecer, mas a concorrência é uma excelente fonte dessas informações. Utilizar a inteligência competitiva, também conhecida como IC, é uma maneira de aprender a otimizar as suas estratégias no curto e no longo prazo, com base na competição definida pelo mercado.
É uma forma prática e uma metodologia inovadora para monitorar as atividades e analisar o que os concorrentes andam fazendo, para definir o que é tendência no mercado, avaliar as melhores oportunidades (SWOT) e superar os resultados desses competidores por meio de planos e decisões mais acertadas.
De maneira mais coloquial é “conhecer o inimigo para conhecer a si mesmo”. Mas a verdade é que com a globalização, com a mudança no comportamento dos consumidores e do mercado, o que antes era visto como uma “ameaça” transformou-se em um aliado para que gerentes e controllers adotem um estilo de ação mais focado em resultados.
Muitas empresas têm o foco em um modelo de análise e acompanhamento de inteligência de mercado informal — por meio de pesquisas esporádicas, coleta de dados irrelevantes ou pela imprensa. Essa prática se mostra ineficaz, porque a maioria dos processos já está em andamento — ou pior: já aconteceram.
A inteligência competitiva ajuda as empresas a aprender mais rapidamente e a mudar o seu plano de negócios de maneira mais inovadora. No mercado onde surgem cada vez mais negócios com a mesma proposta, com o mesmo padrão e até com os mesmos produtos e serviços, se diferenciar é a regra de ouro para criar vantagem competitiva.
A aplicação da IC é baseada em forças como entrada, poder de negociação dos fornecedores e compradores, ameaça de substituição e rivalidade. As estratégias se baseiam em analisar essas informações e formar uma equipe de planejamento que identifique oportunidades e ameaças, compreendam os impactos das suas ações sobre o mercado e sobre a própria concorrência.
A internet tem facilitado essa análise graças às numerosas informações disponibilizadas on-line, onde há uma troca efetiva de dados entre organizações, fornecedores e usuários e uma socialização em tempo real — o que torna possível criar ambientes únicos para coleta de dados.
Uma ação essencial para as organizações é capacitar profissionais não apenas para reunir essas informações, mas também para interpretá-las de maneira proativa — e não apenas reativa, como acontece com a maioria dos negócios no mundo empresarial.
Peça uma demo abaixo e saiba o que o MyABCM pode fazer pela sua empresa.
Se você está interessado nas Soluções MyABCM e precisa receber mais informações, envie-nos uma mensagem.