Aprenda aqui a usar o Big Data como seu aliado
Toda empresa precisa analisar dados para poder tomar boas decisões. Não por acaso, a história do empreendedorismo anda de mãos dadas com grandes evoluções nas áreas de pesquisa de opinião pública e análise de dados, por exemplo. Hoje, usar o Big Data é a forma mais inteligente de se obter subsídios para responder às dúvidas empresariais.
O que é Big Data?
O termo Big Data refere-se ao grande volume de dados que existem dentro de uma empresa. Esses dados são menos óbvios do que se imagina. Podem ser consideradas informações, como o volume de troca de e-mails, dados de login de usuários em sistemas etc.
A comunicação humana sofreu grandes alterações na sua história. Hoje, é fundamental que uma empresa compreenda os dados relacionados às redes sociais, por exemplo.
Esses dados podem trazer insights relevantes, que poderiam ser ignorados pelos métodos comuns de coleta e análise de informações. A Fundação Getúlio Vargas (FGV) analisou os posts das redes sociais realizados no dia 28/4 — dia em que aconteceu a greve geral no Brasil.
Os dados mostram que as interações foram as maiores da história e listaram quem são os políticos com maior engajamento nas redes sociais. Agora, imagine como essas valiosas informações ajudarão as equipes desses políticos a tomarem decisões sobre as futuras campanhas eleitorais deles.
Usar o Big Data fornece um mapa, em tempo real, daquilo que sua empresa precisa saber.
Como usar o Big Data?
Esse conceito leva em consideração três aspectos: variedade dos dados, volume desses dados e a velocidade com que são captados. Desse modo, se estabelece critérios de análise que ajudarão a empresa a entender que tipo de informações devem ser estudadas e o porquê disto.
É necessário investimento em um software de gestão e análise dessas informações de modo a proteger esses dados, garantindo que estarão acessíveis e que poderão ser interpretados quando for preciso.
Que resultados o Big Data já trouxe às empresas?
Muitos empreendimentos estão conseguindo prever tendências no consumo do cliente, podendo oferecer novos produtos no momento oportuno.
Desse modo, a chance de fracasso nesse tipo de estratégia diminui consideravelmente. Além disso, as corporações passaram a olhar para dentro de si mesmas, analisando o grande volume de informações geradas pelos seus processos.
O atendimento ao cliente é outra área que se beneficiou com essa estratégia. Por meio de análise, é possível perceber quais são as insatisfações do cliente, realizando uma estratégia para resolver o problema antes que ele ganhe maiores proporções e afete a imagem da companhia, por exemplo.
Ganhar eficiência nos processos internos é desejável em qualquer segmento. Por isso, usar o Big Data para melhorá-los tem sido uma ação comum nos negócios. A análise dessas informações mostra à empresa o que deve ser alterado para alcançar melhora na qualidade de trabalho.
Usar o Big Data é uma solução dos tempos atuais e, por isso, ignorá-la é algo que não faz sentido. Quanto antes sua empresa incorporar o Big Data na sua rotina de trabalho, mais rápido ela poderá melhorar o rumo das suas estratégias.
Para mais artigos, siga-nos nas redes sociais: Facebook, Twitter e LinkedIn.
Peça uma demo abaixo e saiba o que o MyABCM pode fazer pela sua empresa.
Se você está interessado nas Soluções MyABCM e precisa receber mais informações, envie-nos uma mensagem.