A crise que se instalou na economia do país atingiu os ganhos de muitas empresas. Nesse cenário de incertezas, é papel de um bom administrador reavaliar o negócio, buscando estratégias para reduzir custos, que, ainda, ajudam a aumentar o lucro. Assim, é possível passar por esse período de turbulências sem grandes impactos financeiros na organização.
Porém, isso deve ser feito com a concepção de um programa organizado e planejado. Tenha em mente que diminuir os gastos não significa simplesmente sair cortando-os de forma desordenada. É preciso entender a natureza de cada despesa e como ela está relacionada às vendas e aos lucros da empresa. Sendo assim, criamos este post com dicas de como reduzir custos de maneira inteligente e, além disso, aumentar os lucros do seu negócio. Confira!
Estabeleça metas
Identifique todas as despesas durante, pelo menos, os últimos seis meses. Depois de uma análise criteriosa, estabeleça metas de redução para cada item. Essa ação é denominada previsão de custos e deve ser feita mensalmente.
Além disso, os gastos da empresa devem ser acompanhados regularmente, comparando a previsão à quantidade efetivamente gasta mês a mês e verificando se a meta está sendo atingida. Caso a resposta seja negativa, deve ser feita uma análise sobre os possíveis motivos que estão dificultando o alcance dos objetivos.
Tenha cuidado com as falsas impressões
Um grande volume de vendas não significa, necessariamente, uma grande lucratividade. Muitas vezes, um aumento no número de vendas pode criar a impressão de prosperidade, enquanto, “por trás dos panos”, as despesas estão consumindo o lucro.
Para conquistar resultados reais, é preciso que o dinheiro gasto seja usado de forma eficiente. Isso pode ser alcançado aumentando o ticket médio — valor médio de compra por cliente —, otimizando o ROI (retorno sobre o investimento) das suas campanhas e, também, aprimorando seus procedimentos e métodos internos.
Analise seus custos percentualmente
Ao analisar seus custos, use porcentagens em vez de quantias de dinheiro. Isso porque, se suas vendas aumentarem, mas a quantia gasta com determinada despesa permanece a mesma, esse custo passa a representar uma porcentagem menor do volume de vendas. E quando você diminui a porcentagem dos seus custos, está aumentando a de lucros.
Por outro lado, se o seu volume de vendas permanecer o mesmo, você pode aumentar os lucros ao reduzir custos de um item específico. Dessa forma, você pode trabalhar com esses dois objetivos: diminuir despesas específicas e aumentar a produtividade em simultâneo.
Utilize um sistema de registro confiável
Antes de determinar se a estratégia de reduzir custos vai aumentar os lucros da sua empresa, você precisa de informações confiáveis sobre sua operação. Esses dados podem ser obtidos por meio de um sistema que ofereça gestão estratégica dos custos, da rentabilidade e do desempenho da organização — e que esteja integrado aos sistemas que a empresa já possui.
Com essa solução, é possível contar com análises gráficas, básicas e complexas, além da execução de simulações avançadas de possíveis cenários econômicos. Isso é importante para preparar relatórios mensais, budget e avaliações das suas operações.
Reavalie o regime tributário
Outra dica para reduzir custos é por meio da avaliação do seu regime fiscal. O gestor deve analisá-lo a fim de verificar se é o mais adequado para o volume do seu negócio. Isso porque a economia gasta no pagamento de impostos é uma forma de reinvestir em melhorias para a sua organização.
Saiba negociar com os fornecedores
Na hora de fechar negócio com seus fornecedores, é preciso considerar o preço e a qualidade do serviço ou produto. Um exemplo que pode prejudicar seu negócio é a substituição de um fornecedor por causa do seu preço, sem pensar na qualidade. Às vezes, o produto realmente vale aquele valor e compensa continuar com ele. Contudo, é preciso ter cuidado ao investir em um fornecedor mais barato, mas que ofereça um serviço de menor qualidade.
Portanto, saiba renegociar com seus fornecedores com o objetivo de reduzir custos. Isso pode garantir despesas menores e, ainda, melhorar sua margem de lucro. Além disso, é interessante não ter apenas um único fornecedor. Você pode diversificá-los como uma forma de evitar o risco de ficar sem produtos no seu estoque.
Contrate profissionais qualificados
Quando se fala em redução de gastos e gerenciamento de custos, muitos empreendedores já pensam em demitir funcionários. Porém, normalmente, esse não é o melhor caminho, pois sabemos que a demissão também gera custos para a organização. Por isso, é preciso ficar atento quando você opta por não continuar com determinados colaboradores. Isso porque seu negócio pode não conseguir atender todos os seus clientes. Sendo assim, na hora da contratação, é importante que os gestores busquem por profissionais qualificados.
Além disso, é relevante valorizá-los, fazendo com que eles se sintam necessários para a sua empresa. Você também pode investir em treinamentos internos para capacitar seus profissionais, evitando gastos com demissão e contratação.
Invista em ações de marketing
Atualmente, a tecnologia é uma grande aliada das organizações na hora de investir na divulgação de produtos ou serviços. As redes sociais, por exemplo, são um meio gratuito para promoção do seu negócio. Nelas, você pode divulgar sua marca, educar o consumidor, esclarecer dúvidas etc. Essas ações também contribuem positivamente para o relacionamento com o cliente — o que ajuda a aumentar seus lucros a longo prazo.
Além disso, é possível investir em estratégias de marketing digital que visam a reduzir custos e otimizar os processos. Em consequência, você tende a aumentar seus lucros. Nesse momento, é importante estabelecer metas e monitorar as ações de marketing para acompanhar os resultados e a sua real eficácia na redução das despesas.
Agora que você conhece algumas dicas para reduzir custos e aumentar o lucro do seu negócio, comece a colocá-las em prática. Dessa forma, é possível manter sua empresa sólida no mercado, sem prejudicar seu crescimento e promover melhorias que vão fazer a diferença. Lembre-se, também, de contar com a tecnologia para otimizar os processos e ter um melhor controle dos custos e rentabilidade da sua organização.
Gostou deste artigo? Para acompanhar mais conteúdos como este, siga a gente no LinkedIn.