LOGIN
]

BLOG

Categorias

Clientes
Gestão
Gestão de Custo
MyABCM Insights
Outros
Processos
Redução de Custos e Despesas
Rentabilidade e Lucratividade

Gestão de custos: 3 desafios que você precisa conhecer e enfrentá-los!

Imagine a seguinte situação: a equipe de vendas comemora bons resultados, mas, ainda assim, a empresa não tem uma margem de lucro satisfatória. Esse tipo de situação é comum e indica alguns desafios da gestão de custos.

Se a quantidade de capital entrando no caixa não é suficiente para trazer lucro, o empresário precisa fazer um grande estudo sobre os seus processos, com o objetivo de entender o que pode estar errado.

O problema é que nem sempre a empresa acerta nessa análise — e acaba fazendo cortes equivocados, que prejudicam as operações. Para que a sua companhia não passe por isso, resolvemos dar algumas dicas que vão ajudá-lo. Boa leitura!

1. Descobrir se a empresa é rentável

Rentabilidade e lucratividade não são sinônimas. Antes de focar em redução de custos, o empresário precisa descobrir se o seu negócio traz retorno sobre o investimento realizado. Para isso, ele precisa definir a rentabilidade do negócio.

Assim, a primeira maneira de vencer os desafios da gestão de custos é estar com a contabilidade em dia, uma vez que o time contábil será responsável por analisar o lucro bruto, líquido, custos com tributos etc.

2. Encontrar desperdícios

Algumas empresas não têm como um de seus objetivos internos o combate ao desperdício. Isso é um erro grave. Atualmente, existem recursos tecnológicos capazes de trazer economia e eficiência para grande parte dos processos.

O consumo energético pode ser reduzido se a empresa passar a usar máquinas mais modernas, lâmpadas de LED ou até mesmo investir em energia solar. Além da energia, o consumo exagerado de matéria-prima, a necessidade de retrabalho e outros gastos também entram nessa conta.

Para identificar desperdícios, a empresa deve modernizar a análise de seus processos, por meio de um software de gestão. Nesse caso, não dá para recorrer às antigas planilhas de Excel.

3. Identificar custos fixos e variáveis

Entre os desafios da gestão de custos, encontra-se a necessidade de entender como os custos fixos e variáveis impactam o caixa da empresa. Na teoria, os empresários têm uma noção clara sobre o tema. Afinal, custo fixo é aquele que não se altera de acordo com a produção e o variável é o que acompanha esse fator.

Um exemplo de custo fixo é o aluguel, enquanto que o consumo de matéria-prima pode indicar um custo variável. A melhor forma de controlar os gastos permanentes é os identificando e, posteriormente, negociando com fornecedores.

A mesma lógica vale para os gastos variáveis. Eles ainda podem ser aperfeiçoados com um planejamento sobre as vendas — incluindo a precificação correta. Por exemplo: a empresa pode aceitar mais pedidos do que é capaz de produzir, aumentando custos de produção e tendo prejuízos devido à precificação inadequada.

Empreender equivale a investir e essa iniciativa só é vantajosa quando o empresário entende os riscos do investimento e tem uma noção do quanto terá de retorno.

Agora que você entendeu um pouco mais sobre os desafios da gestão de custos, deve ter percebido que o controle sobre as informações internas da empresa é fundamental. Por isso, o uso de softwares de gestão é um investimento que facilita essa missão.

Todavia, a escolha de uma ferramenta inadequada pode criar problemas, em vez de solucioná-los, como mostramos neste artigo sobre o tema.

Converse com a MyABCM

Peça uma demo abaixo e saiba o que o MyABCM pode fazer pela sua empresa.

Se você está interessado nas Soluções MyABCM e precisa receber mais informações, envie-nos uma mensagem.

MyABCM
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.