LOGIN
pt-br
  • pt-br
  • en
  • es
  • fr
  • polaind
]

BLOG

Categorias

Clientes
Gestão
Gestão de Custo
Outros
Processos
Redução de Custos e Despesas
Rentabilidade e Lucratividade

Planejamento de cenários: qual sua importância no momento atual e como criá-lo?

Prever o futuro é uma estratégia impossível. Porém, encontrar planejamento para cada particularidade que possa vir a afetar um negócio é passível de ser realizado. Nessa análise, o planejamento de cenários é uma ferramenta que tem uma importância muito grande para a gestão de empresas.

Pensando nisso, preparamos um artigo completo com todas as informações para você compreender como fazer o planejamento de cenários na sua organização. Veja o conteúdo até o fim e coloque em prática as dicas!

Quais são os atuais desafios do mercado?

Não tem como responder essa pergunta sem mencionar a pandemia de COVID-19. Essa nova doença trouxe inúmeros desafios pela sua alta taxa de infectividade e pela necessidade de isolamento social. Com isso, diversos comércios e setores da economia nacional precisaram ser fechados e ficar por longos períodos sem clientes.

Por consequência, o aumento nos gastos com redução de receitas só poderia gerar uma queda nos lucros nas empresas. O fenômeno da demissão em massa de diversos funcionários voltou a assombrar o mercado. Entretanto, como todo problema denota uma possibilidade de solução, percebemos a grande transição para o mundo digital.

As empresas passaram a atuar no mercado online e encontraram novos canais de vendas para superar os desafios. Tudo isso revela como um planejamento de cenários pode ser útil na formatação de novos caminhos a serem tomados.

Quais são as melhores práticas para realizar o planejamento de cenários?

Agora que você conheceu um pouco mais sobre a importância desse projeto, vamos listar algumas práticas que não podem ficar de fora do seu planejamento. Confira a seguir!

Definir uma identidade organizacional

É preciso que haja os 3 pilares principais norteadores de qualquer negócio: missão, visão e valores. O primeiro diz respeito à razão de existir da empresa. Na sequência, o que a ela pretende ser e, por fim, os princípios que servem de guia. Com essa formatação, fica muito mais fácil trilhar o caminho do crescimento e da gestão comercial.

Focar em determinantes de alto nível

Essa dica é fundamental para a estruturação do seu planejamento. Uma empresa tem diversos determinantes relacionados com o seu negócio. Contudo, é preciso um foco direcionado àqueles que realmente trazem resultado e são vitais para o correto funcionamento da empresa.

Fazer as perguntas corretas

O sucesso do planejamento de cenários está em realizar os questionamentos corretos. A partir disso, as premissas orçamentárias podem ser montadas. Ou seja, vai ser possível perceber quais são os fatores que realmente importam para o seu negócio e direcionar a demanda de trabalho para esses pontos.

Você pode realizar simulações e testar diferentes cenários para se preparar aos desafios mais prováveis de acontecer. Tudo isso tendo um planejamento como guia de todo o processo.

Ao longo deste artigo, você pôde conferir um pouco mais sobre como o planejamento de cenários é uma ferramenta importantíssima nos dias atuais. Analise, pesquise e teste os mais diversos cenários do seu negócio.

Não se esqueça de assinar a newsletter para ficar por dentro das últimas postagens do nosso blog. Boas vendas!

Converse com a MyABCM

Peça uma demo abaixo e saiba o que o MyABCM pode fazer pela sua empresa.

Se você está interessado nas Soluções MyABCM e precisa receber mais informações, envie-nos uma mensagem.