Construir um negócio e se manter no mercado representam alguns desafios. Qualquer empresário sabe o quanto é difícil lidar com todos os contratempos que aparecem. Principalmente, no caso de problemas financeiros.
Ninguém quer ver seu empreendimento quebrar. Por isso, entender quais são as estratégias usadas para a recuperação de empresas nessa situação é fundamental.
Afinal, as dívidas, mesmos as pequenas, podem trazer consequências desastrosas para o caixa da empresa e até atrapalhar seu crescimento. Pensando nisso, separamos algumas dicas para você aprender como sair do vermelho. Acompanhe!
Como tirar a sua empresa do vermelho?
Faça um diagnóstico das finanças
Identificar o que está errado deve ser o primeiro passo na hora de tirar a empresa do vermelho. É essencial entender quais são as atitudes que estão fazendo a saúde financeira do seu negócio ir tão mal.
Primeiro, analise o desempenho dos setores, como anda o orçamento da empresa e o comportamento dos funcionários. Veja se não há hábitos nocivos que estão impedindo sua empresa de prosperar. Gastar com coisas desnecessárias, ou mesmo, não ter um controle de caixa ou estoque, são exemplos de ações que atrapalham o crescimento das empresas.
A próxima ação é realizar um estudo do mercado: não pense que só avaliar as atitudes internas da sua empresa seja suficiente! Faça uma análise e compare como sua empresa está perante os concorrentes. Não hesite em ter que mudar algumas coisas e até definir um novo padrão para as suas finanças.
Estabeleça um novo planejamento
Como citamos no primeiro tópico, talvez você precisará fazer um novo planejamento das suas finanças. Se sua empresa tem um padrão de comportamento errado, é hora de rever se as metas e objetivos são realmente benéficos. Entenda que, para melhorar no futuro, será preciso rever alguns conceitos passados. Para isso, ser mais analítico no presente será essencial.
Os dados adquiridos no diagnóstico serão sua ferramenta para definir um plano mais preciso. Procure utilizar métricas, pois elas ajudarão a entender se as novas mudanças realmente estão trazendo resultados.
Lembre-se que o novo planejamento não é definitivo, e que em algum momento, será preciso realizar ajustes para atingir o nível que quer financeiramente para sua empresa.
Corte os gastos
No meio do seu diagnóstico e planejamento, você provavelmente terá que tomar uma atitude em relação aos seus gastos. Cortá-los será necessário para gerir o seu negócio com competência. Entenda que não serão quaisquer gastos, se você fez sua análise, já deve ter se deparado com os custos desnecessários de sua organização.
Com esse objetivo, você talvez tenha que lidar até com partes delicadas da sua empresa, como o quadro de funcionários. Não estamos falando de desligamentos, e sim, de reavaliar se as funções são realmente necessárias ou se não é possível fazer recolocações de tarefas.
Renegocie as dívidas
As dívidas são uma parte do problema financeiro da sua empresa que você terá que lidar com responsabilidade. Agora que já reviu toda a conduta financeira do seu negócio, é o momento de procurar os seus credores e conversar sobre as possibilidades de resolver sua situação.
Lembre-se que, assim como você, eles também querem resolver esse débito, por isso não tenha medo de procurá-los e mostrar o seu interesse em resolver a situação. Existem algumas instituições financeiras que, inclusive, até facilitam com propostas de descontos, principalmente, se sua intenção é pagar à vista.
Contrate um consultor
Mesmo que a sua empresa já tenha um tempo no mercado, isso não significa que não existam partes do processo contábil que a gerência desconheça. Nessa situação, contratar um profissional pode ser um ótimo investimento para lidar com questões dessa área com mais competência.
Ter ajuda de alguém de fora pode ser muito útil para perceber atitudes erradas que, você e seus funcionários cometem em relação ao empreendimento, mas não conseguem notar. Ainda que isso acarrete mais um custo, entenda que esse é o tipo de gasto que pretende trazer resultados.
Com essas dicas ficou mais fácil entender o que se pode fazer para que a recuperação de empresas seja efetiva, não é mesmo? Quer contratar um software que vai te auxiliar nos processos financeiros da sua empresa? Então, entre em contato conosco!