LOGIN
pt-br
  • pt-br
  • en
  • es
  • fr
  • polaind
]

BLOG

Categorias

Clientes
Gestão
Gestão de Custo
Outros
Processos
Redução de Custos e Despesas
Rentabilidade e Lucratividade

Como calcular retorno sobre investimento por centro de custo?

Administrar uma companhia é uma tarefa que exige muito conhecimento, proficiência e dedicação, pois o empresário precisa conhecer inúmeros elementos que exigem um alto grau e especialização para sua correta aplicação. Um importante recurso que altera positivamente o faturamento e a eficiência financeira de uma organização é saber calcular ROI por centro de custo. 

Muitos empreendedores e gestores não sabem do que se tratam esses conceitos, mas aqueles que detêm esse conhecimento também dispõem, em suas mãos, das chaves para destacar sua companhia perante os concorrentes e transformá-la em uma líder de mercado. Neste guia, expomos tudo que você precisará saber sobre o assunto, os conceitos de centro de custo e ROI, e como calculá-lo. Acompanhe! 

O que é centro de custo? 

Centro de custos e lucros consiste em um departamento da empresa com uma autonomia relativa, que tem a sua própria administração financeira, isolando suas receitas e despesas do restante da companhia. Esses segmentos podem ser de administração, vendas, produção, publicidade, financeiro entre outros. 

Essa forma de organização permite o recolhimento de dados de cada parte da entidade separadamente. Com essas informações, haverá um melhor controle financeiro para aquele departamento, pois os investimentos e decisões sobre realocações de recursos serão adaptados conforme seja mais benéfico para aquele setor. 

Outra vantagem consiste na minimização de falhas no controle de receitas e despesas, pois os custos serão analisados pelos profissionais especializados nas atividades daquele departamento, portanto, eles poderão identificar possíveis reduções nos gastos e aumento de produtividade no local. 

O que é ROI? 

ROI é uma sigla em inglês que significa Return over Investment ou Retorno sobre Investimento. Como o próprio nome indica, trata-se de uma métrica que aufere o retorno das aplicações realizadas pela companhia, expondo se ela está recebendo lucros ou arcando com prejuízos com cada um de seus investimentos. 

O indicador é aplicável a qualquer prática que vise lucro, como treinamento de funcionários, aquisição de ferramentas, adoção de novas estratégias, campanhas de marketing etc. É através do ROI que é possível analisar se o dinheiro está empregado nos investimentos corretos, portanto, ele constitui um instrumento essencial para a tomada de decisões pelos gestores. 

Como calcular o ROI? 

A fórmula do ROI é simples e envolve poucos fatores, sendo rápida de se computar. Eis a equação a seguir: 

ROI = (ganho obtido – custo do investimento) / custo do investimento 

O ganho obtido consiste na quantia gerada pelo capital aplicado, enquanto o custo do investimento se perfaz no valor do investimento, incluindo todas as despesas necessárias para fazê-lo. Confira, a seguir, um exemplo meramente ilustrativo de como aplicar essa fórmula na prática: 

ROI = (300.000 – 100.000) / 100.000 

ROI = 2 

Após a realização da conta, multiplica-se o valor por 100 para obter o percentual relativo ao retorno do investimento. Nesse caso, os ganhos foram de 200% sobre o valor inicial. 

Como calcular ROI por centro de custo? 

Quanto mais segmentado forem os setores empresariais melhor o ROI será aplicado, pois será possível verificar quanto cada investimento, em cada um dos departamentos setoriais, está retornando à companhia. Os gestores identificarão, de forma exata e precisa, onde devem canalizar seus esforços financeiros e cortar as aplicações que causaram prejuízos. 

Além disso, pode-se efetuar o cálculo do ROI no centro de custo de forma generalizada. Caso aquele setor esteja gerando prejuízos, os administradores terão que estudar medidas para reverter a situação daquele departamento específico. 

Calcular o ROI por centro de custo é um ato essencial para as companhias alcançarem sua meta orçamentária, pois um setor ou parte dele pode estar reduzindo a lucratividade da empresa sem que o controlador tenha ciência desse fato. Porém, após a leitura deste artigo, você sabe como detectar investimentos prejudiciais ou de pequeno retorno de cada centro e será capaz de realocar os recursos de forma que alavanque a sua rentabilidade. 

Que tal evitar burocracias e possíveis falhas ao calcular o ROI de cada centro de custo? Entre agora em contato com a MyABCM e solucione seus problemas com os melhores profissionais do mercado! 

 

Converse com a MyABCM

Peça uma demo abaixo e saiba o que o MyABCM pode fazer pela sua empresa.

Se você está interessado nas Soluções MyABCM e precisa receber mais informações, envie-nos uma mensagem.